top of page
Ancestralidade-178.jpg

Labs
Artísticos

LABORATÓRIOS

ARTÍSTICOS

Produção Cultural, Gestão do Entretenimento e Arte Negra

O Laboratório de Produção cultural, Gestão do Entretenimento e Arte Negra  tem o intuito de apresentar e praticar um conjunto de princípios e processos para o entendimento sobre a teoria e a prática  do universo  da produção artística e cultural, construindo coletivamente um entendimento do cenário cultural e desenvolvimento com habilidades técnicas de diferentes linguagens e manifestações culturais, desenvolvendo a reflexão com base estética, levando em consideração valores ligados à acessibilidade do mercado cultural, suas especificidades e desenvolvendo um olhar crítico e diferenciado.

 

O curso de produção cultural visa qualificar o jovem no âmbito teórico e prático dos estudos dos circuitos culturais e sistema de produção cultural. Relações entre produção, público e mercado, trazendo um entendimento cultural e artístico e na perspectiva racial das culturas afro e indígena. 

Estudos Teatrais

O Laboratório  de Estudos Teatrais é uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade. Neste curso é trabalhado a construção dramatúrgica e a importância da arte teatral, enquanto meio de ampliação da consciência artística e sociopolítico cultura. 

 

No programa de ensino, os alunos aprenderão sobre a preparação do ator para prática de criação cênica, além de técnica a partir de ações físicas, imaginação, concentração, fé cênica, tempo-ritmo interior e exterior. Para tanto utilizaremos exercícios corporais, vocais e técnicas de improvisação.

Dança

Moderna

Contato com os fundamentos básicos da técnica de dança e suas demandas, dando ênfase à preparação do físico do aluno para corresponder às demandas do curso; à conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, ao seu corpo, ao corpo dos colegas,  além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico; Sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz, preparando os alunos para possíveis atividades dentro do mercado profissional.

 

Estudo da técnica de dança moderna (Horton), seus fundamentos, alongamento, fortalecimento do centro (costas e abdominal) - (Barra ao solo), extremidades e adutores, estudos e pesquisas teóricas sobre a técnica, composição coreográfica e/ou montagem por vídeo para pequena  demonstração da técnica.

Cultura Surda, Acessibilidade e Inclusão nas Artes

O Laboratório de Libras do Teatroescola é divido em três níveis: básico, intermediário e avançado, e visa capacitar o aluno a compreender os aspectos biológicos, socioculturais e linguísticos do surdo, a compreender os usos da LIBRAS em situações cotidianas e a utilizar vocabulário e construções básicos necessários à comunicação com o surdo. O curso  proporciona uma imersão dentro do âmbito da arte e cultura estudando temas específicos na construção do papel do intérprete.

Técnico

de Palco

O Laboratório de Técnico de Palco  é dividido em três etapas: O primeiro módulo, Iluminação é considerado uma técnica que pode ser aplicada em qualquer tipo de ambiente. E para que o resultado seja positivo, o (a) aspirante a técnico (a) de iluminação deve ter conhecimentos básicos como: eletricidade, características e funções da luz, materiais de iluminação cênica e lâmpadas, mapas e roteiros de operação de iluminação, entre outras noções.

 

O segundo módulo de sonoplastia oferece aos alunos conhecimento para atuar em mesas de áudio como também, técnicas variadas para utilizar um sistema de som que podem ser usadas em peças de teatro, em formaturas, em festas em geral, no cinema e em qualquer ambiente onde seja necessário que haja som. Para que o sonoplasta consiga adquirir sucesso no mercado de trabalho é importante que junte suas habilidades e competências com as técnicas exigidas, pois a sua principal missão é atuar com efeitos sonoros. Já no terceiro módulo de projeção mapeada o aluno aprenderá a entender do zero, mesmo sem experiência o aluno (a) aprenderá rapidamente a compreender a estrutura básica do vídeo mapping, para seguir com segurança. Isso possibilita realizar eventos diversos como espetáculos, formaturas e festas.

Fotografia & Audiovisual

Este laboratório é destinado a jovens que desejam aprender ou aprimorar o manuseio da máquina fotográfica, abordando algumas técnicas básicas como: identificar os princípios da câmera fotográfica, seus principais mecanismos técnicos e operacionalizar seus usos integrados para a formação da imagem; apontar os principais elementos da linguagem fotográfica (luz, profundidade de campo, foco, enquadramento, composição, cor, momento decisivo, etc) e sua inter-relação com os tipos de lentes, tempo de exposição, velocidade do obturador, etc.

A formação visa, também, trazer a importância do audiovisual no processo técnico, discutir a criação de roteiros, identificar os melhores formatos e ferramentas de edição de vídeo para eventos culturais e o que precisa ser comunicado no processo cultural de audiovisual. Toda a estrutura da formação tem por finalidade trabalhar metodologias possíveis, de forma teórica e prática, a captura, edição e confecção de materiais audiovisuais que contemplem perspectivas afro-brasileira e indígenas, promovendo um olhar crítico sobre a produção atual, bem como, estimulando a realização de projetos audiovisuais.

Estética Negra e Afrofuturística

Este laboratório tem por finalidade, a construção de aprendizagens de forma teórica e prática, com metodologias possíveis para a reafirmação da estética afro e afrofuturísta com maquiagem, modelagens e estéticas negras, abordando conceitos históricos e atuais a fim de proporcionar aos seus aprendizes um pertencimento e empoderamento dos traços ancestrais, A formação pretende ainda aperfeiçoar técnicas de maquiagem profissional para aplicação na pele negra, considerando colorimetria, produtos, entre outros elementos, oferecido para jovens de 18 a 35 anos com o ensino médio em curso ou formado.

Inglês Afrocentrado

Produção de Arte e Cenografia

Este laboratório é destinado a jovens de 18 a 35 anos, com ensino médio concluído, e visa a experiência da práxis (articulação entre aspectos teóricos e práticos), a fim de construir conhecimentos sistêmicos sobre o processo de produção de arte e cenografia de espetáculos teatrais, shows, musicais dentre outros eventos artísticos e culturais.

Este laboratório é destinado a jovens de 18 a 35 anos, com ensino médio em curso ou concluído, e tem por finalidade, trabalhar o processo da decolonização da língua, utilizando os aspectos da cultura africana e afro-brasileira na construção de aprendizagens, de forma teórica e prática, com metodologias possíveis para formação na língua inglesa, fazendo o estudante se reconhecer em sua história e negritude, se apropriando das narrativas. Durante toda a imersão no laboratório, os estudantes terão também estudos de línguas africanas para complementar a sua formação.

bottom of page