top of page
IMG_2845.JPG

NOSSA 
PEDAGOGIA

ESTRUTURA PEDAGÓGICA

ESTRUTURA CURRICULAR

O Teatro Escola possui uma estrutura curricular inovadora na base de estudos humanísticos da arte e cultura, sendo um centro de estudos da cultura afro-brasileira. A própria estrutura se divide em duas frentes: a primeira, a formação artística envolvendo os cursos de teatro, dança, fotografia, maquiagem, produção cultural, técnico de palco e libras nas artes; e a segunda são os componentes de formação cultural e política através de módulos. Os alunos têm acesso a módulos diferenciados, voltados para sua formação social e humanística com os componentes de ciências políticas, direitos humanos, práticas argumentativas, literatura afro-brasileira, relações étnicos-raciais, história e cultura africana, espaços culturais, cultura indígena, cultura brasileira, espaço dimensional.

PEDAGOGIA 

Na estrutura pedagógica, utilizamos os conceitos da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia da Autonomia, fundamentados nas obras do Professor Paulo Freire – tomados como ensinamentos atemporais, que dão ênfase ao aperfeiçoamento do ser e na mudança de paradigmas da sociedade, sempre focado no desenvolvimento do sujeito, de forma autônoma e libertária, na construção do seu fazer social e profissional. Também na Psicologia Social de fundamentação Pichoniana, fundamentada nas obras de Enrique Pichon Rivière, que concebe o ser humano enquanto ser integral, que pensa sente, age e tem necessidades e das interações que o constitui, num processo de comunicação e aprendizagem.

 

Um outro autor que serve para nortear as atividades que são realizadas no Teatro Escola é Abdias do Nascimento, criador do Teatro Experimental Negro , que enaltece a construção de uma identidade negra, pois o próprio buscou a inserção de referências negras dentro da arte, assim desenvolvendo um trabalho pedagógico de aprofundamento de conhecimentos específicos da cultura afrobrasileira, com o objetivo de formar multiplicadores e profissionais negros dentro do teatro brasileiro, com o intuito de democratizar o acesso da cultura e a qualificação da população negra.

 

Através de uma parceria com Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que tem sido de grande valia nessa construção dos componentes curriculares, pois nessa relação unificamos ideias e conceitos entre as duas instituições que comungam das mesmas perspectivas educacionais. Foi a partir desse apoio que a escola iniciou um processo de implementação da noção de “pretagogia”, um componente curricular que faz parte do curso de Pedagogia da UNILAB, que está associada aos valores da cosmovisão africana, como: a ancestralidade, a tradição oral, o corpo, enquanto fonte espiritual e produtor de saberes, a valorização da natureza, a religiosidade, a noção de território e o princípio da circularidade.

bottom of page